terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O instituto maria montessori




No dia seis de agosto de 1969, iniciaram-se as atividades do Instituto Maria Montessori, fundado pelas professoras Iêda de Oliveira Silva e Maria de Oliveira Silva. O Instituto Maria Montessori surgiu de um ideal de escola diferente, onde o aluno é o centro de todas as atividades, uma escola em que ele é a pessoa mais importante.
As fundadoras do colégio, após pesquisarem sobre métodos de ensino, decidiram-se pelo Sistema Montessori, no qual a criança é orientada no sentido de ser responsável, livre, emocionalmente equilibrada e engajada na sociedade em que vive. O Sistema Montessori é conhecido e aplicado no mundo todo e também aqui em Contagem. O lema do Instituto Maria Montessori é "Liberdade, Estímulo e Autodeterminação".
Durante toda a minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida." (Maria Montessori, New York - 1951)
O Instituto é uma escola altamente conceituada, não só no município, como também junto aos órgãos de educação de Minas Gerais, pela excelente qualidade do ensino ali ministrado.



Educação Infantil
Neste segmento começa a nossa história, pois nosso trabalho é todo centrado no desenvolvimento da criança, respeitando seu ritmo próprio e levando-a a desenvolver sua iniciativa e criatividade. A criança é a pessoa mais importante de nossa escola, e como tal é atendida em primeiro lugar.
A primeira preocupação da equipe pedagógica do Instituto Maria Montessori é com a boa formação e instrução de seus alunos, começando pela escolha de seu corpo docente, formado de profissionais altamente qualificados que agem de acordo com a filosofia montessoriana, possibilitando ao educando oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista as diferenças individuais, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico, o sentimento de liberdade e responsabilidade e o respeito às normas sociais, visando uma convivência harmoniosa e de respeito pela liberdade do outro.
O Instituto Maria Montessori iniciou em 1992 seu Ensino Médio, tendo obtido desde o início alto índice de aprovação ao curso superior , ao término do 3º ano, comparável ao das melhores escolas do país
patricia lisboa




















Um comentário:

  1. Meninas Adorei o blogs de vcs pois vc pesquisaram o assunto que sera o Tema do meu Tcc,acho ela fascinante uma mulher a frete do seu tempo .......

    Por favor que o blog permaneça , sera de grande ultilidade pra mim .....


    Daiana de Souza Morales

    2ºSemestre Pedagogia

    ResponderExcluir