quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

“Método” Montessori
O agrupamento das crianças por idade, na mesma sala: três a seis anos, nove a doze, e assim por diante. Nas escolas tradicionais, mesmo as melhores, as crianças da pré-escola estão agrupadas por idade: dois anos, três anos, quatro anos. Depois, por série: 1ª, 2ª, 3ª. Para Montessori, as crianças de 1a a 3a séries podem estudar juntas.
Há quem ache que só se pode trabalhar Montessori com os materiais importados da Holanda (que, de fato, são maravilhosos) ou comprados em São Paulo. Se isso for financeiramente possível, ótimo. Se não for, podem-se usar materiais semelhantes, no sentido de desenvolverem as mesmas habilidades. Asua “regra de ouro” sempre foi o amor e o respeito pelas crianças. Quem não gosta de crianças – e não as respeita – não deve trabalhar com elas. Infelizmente, há professores que não gostam de crianças ou adolescentes e teimam em trabalhar com uma faixa etária de que não gostam.
A importância dos primeiros anos, principalmente a “mente absorvente”. De zero aos três anos, a criança absorve, inconscientemente, informações que nós, adultos, levaríamos décadas para aprender. Dos três aos seis anos, Montessori chama de “mente absorvente consciente”. A importância do ambiente no desenvolvimento – nas classes montessorianas, o ambiente é “preparado”para as atividades das crianças. Há quatro grandes áreas de atividades numa classe montessoriana; a da vida prática (lavar, passar, varrer etc.; os versamentos – de grãos e de líquidos), e outras; a área sensorial, com os mais diversos materiais para desenvolver e aprimorar os cinco sentidos; a área da Matemática e a área da Linguagem, inclusive com o alfabeto móvel. Há também áreas para ciências, estudos sociais e arte. Os materiais montessorianos propriamente ditos são coloridos, bem feitos e revelam a grande capacidade intelectual – e didático-pedagógica – da Dotoressa. Conceitos por vezes difíceis em Matemática tornam-se fáceis e visualmente compreensíveis através da manipulação dos materiais concretos.
Deigivan

Nenhum comentário:

Postar um comentário